NUNCA SE ESQUEÇAM...!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DEIXA JESUS CONDUZIR SUA VIDA!


Acredito que um dos maiores desafios de quem trabalha com Adolescentes é fazê-los confiar e entregar 100% de suas vidas ao Senhor Jesus, DEIXANDO ELE no controle. Para trabalhar esse tema falamos sobre a presença de Deus durante a saída do povo do Egito e sua estada no deserto. Versículo Bíblico para reflexão e estudo:

“A coluna de nuvem sempre ia diante deles durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite”. Êxo. 13:22 / Êxo. 13: 17-18 e 21-22)

A. Os caminhos da vida. Vejamos este relato que está em Êxodo 13:17 e 18.
1. O caminho dos filisteus — Era mais curto e mais fácil. Parecia ser tão lógico ir por este caminho, pois todo mundo andava por ele! Este caminho representa o caminho dos homens, o caminho da vontade própria, o caminho do mundo, o caminho da perdição. Este é o caminho largo descrito por Cristo (Mt 7: 1 3). Deus não quis levar o povo pelo caminho dos filisteus, pois ao verem a guerra poderiam desistir e voltar atrás. Quando escolhemos um caminho que não é o de Deus, não temos forças para enfrentar as batalhas espirituais.
2. O caminho de Deus — Ao conduzir o povo pelo deserto, Deus sabia que eles estariam sujeitos aos perigos de animais ferozes, ao sol causticante, às pedras na estrada, à falta de água, e muitos outros problemas. Sabia também que o povo não entenderia e reclamaria muito, e tudo isto aconteceu. Nem sempre nós conseguimos entender todos os planos de Deus, mas podemos ter certeza que são sempre melhores que os nossos. O caminho de Deus, mesmo não sendo fácil, traz segurança, pois podemos contar com a Sua direção. Vejamos o que diz no evangelho de Mateus 7:14.
3. Escolhendo o caminho — Todos os dias nós podemos escolher que caminho seguir, Deus nos dá liberdade de escolha e nos mostra qual seguir, se quisermos estar sob Sua proteção. Muitos estão procurando o caminho da fama, da fortuna, do sucesso, do poder ou mesmo dos prazeres do mundo; outros estão trilhando a estrada da filosofia, da ciência e até mesmo da incredulidade. Escolher andar no caminho de Deus é o primeiro passo para sermos conduzidos por Cristo.
B. A Proteção de Deus.
Acompanhem-me na leitura do texto que se encontra em Êxodo 13:21. A nuvem de dia— Durante as atividades do dia, enquanto caminhavam, ou paravam para descansar, se alimentar e cuidar dos afazeres necessários para a peregrinação pelo deserto, Deus manifestou Seu cuidado protetor através da coluna de nuvem que acompanhava o povo. Podemos estar seguros de que, enquanto estudamos, trabalhamos, brincamos ou fazemos qualquer outra coisa, Deus está conosco. No dia-a-dia, o Senhor acampa Seus anjos ao nosso redor e o Espírito Santo nos mostra o caminho a seguir. O fogo de noite — Certamente era uma visão fantástica, aquela de uma grande chama voadora, pairando sobre o arraial do povo de Deus. Nas primeiras noites, alguns quase não conseguiam dormir, admirados com aquela cena impressionante, mas com o passar do tempo eles foram se acostumando, até que já quase não percebiam a beleza daquele espetáculo. Enquanto dormiam o “Guarda de Israel vigiava por eles” (Salmo 121.4 e 5). Quando estamos dormindo ou em meio às sombras escuras dos problemas da vida, podemos ter a presença de Deus iluminando nosso viver e aquecendo nosso coração.
C. O cuidado permanente (Êxo. 13:22)
1. Nunca se apartou — Enquanto caminhavam pelo deserto, Deus manifestou Sua presença, através daqueles dois símbolos. Ainda que não houvesse nuvem ou fogo, Deus estaria com Seu povo. Deus nunca Se aparta dos Seus filhos. Não é preciso termos sinais miraculosos, a fim de estarmos certos de Sua proteção e cuidado. Quando escolhemos o caminho de Deus, ainda que haja problemas que nos dificulte a visão da presença de Deus, Ele nunca nos abandona.
2. Não devemos abandoná-Lo — Não é suficiente entrar no caminho ou aceitar o caminho e a direção de Deus; é preciso permanecer no caminho. Se colocarmos o pé na estrada e não caminharmos, não chegaremos a lugar nenhum. Se pedirmos para Cristo sentar na cabine de comando de nossa vida, mas não permitirmos que Ele pilote também, não adianta. Apoiados na certeza de que Deus não nos abandona, devemos permanecer firmes no Seu caminho.

Nenhum comentário: